segunda-feira, 13 de abril de 2009

História da Lista Telefônica


A história das listas telefônicas no Brasil faz parte, naturalmente da história da telefonia em nosso país. No dia 13 de outubro de 1880, constituiu-se nos Estados Unidos a Telephone Company of Brazil, instalada em janeiro de 1881 à Rua da Quitanda, com a finalidade de estabelecer um serviço telefônico completo no Brasil. Nesta mesma ocasião, a companhia publicou aquela que seria a primeira lista telefônica, cujo original está na Biblioteca Nacional e que o Museu das Telecomunicações tem microfilmada.

Em 1883, ano que ficou pronta a primeira linha interurbana ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, o Rio já tinha 5.000 assinantes distribuídos em cinco estações. Com tal número de assinantes, uma lista telefônica bem feita, passava a ser essencial para o bom funcionamento do serviço telefônico, facilitando ao usuário encontrar o número de telefone de outros usuários.

Naturalmente, com tal estabilidade, maior atenção foi dada pela operadora ao aperfeiçoamneto das listas para facilitar o tráfego eletrônico. O enriquecimento do conteúdo das mesmas, com a inclusão de anúncios, além de facilitar a consulta, fornece informações sobre os estabelecimentos, os produtos e os serviços oferecidos, proporcionando uma dimensão adicional à utilidade da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário